sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ciclo da água

O ciclo da água é um conjunto de processos sucessivos que concedem à água alterações de estados.
A energia emitida pelo sol, aquece os oceanos e mares provocando a evaporação da água para a atmosfera levando então à criação de nuvens.





Em alguns casos ocorre a condensação do vapor formando assim as neblinas (nevoeiro), dando origem então à precipitação, esta encontra-se sob a forma de água congelada.

Sendo o ciclo contínuo nem toda a água cai na terra. Parte dela evapora-se e regressa à atmosfera para iniciar assim um novo ciclo.

A água que cai sob a forma de precipitação circula ao longo da superfície do solo, infiltrando-se no solo, sendo esta água retirada pelas plantas ou caindo numa massa de água, estando preparada para iniciar um novo ciclo.

Outra parte desta água circula lentamente ate aos aquíferos subterrâneos, migrando para o solo ate atingir o leito da rocha. Na maioria das vezes, estas reservas de água são extraídas pelo homem para diversos fins.
Por vezes a água pode acabar por ascender através do solo e do leito de rocha, aparecendo à superfície sob a forma de fontes ou de poços.

Sem comentários:

Enviar um comentário